Campanha da Fraternidade 2025
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança oficialmente a Campanha da Fraternidade 2025, trazendo para este tempo de Quaresma uma profunda reflexão sobre o tema "Fraternidade e Ecologia Integral" e o lema "Deus viu que tudo era muito bom" (cf. Gn 1,31).
Inspirada na Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco e no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, a Campanha deste ano nos convida a despertar para a beleza da criação e para a responsabilidade que temos de cuidar da nossa Casa Comum. A proposta é promover uma verdadeira conversão ecológica, reconhecendo que tudo está interligado: o ambiental, o social, o cultural e o econômico.
O cartaz da Campanha, elaborado com a técnica da colagem, destaca São Francisco de Assis, símbolo da harmonia com toda a criação. Elementos da natureza brasileira, como a araucária, o ipê-amarelo, o igarapé, o mandacaru, a onça-pintada e a arara-canindé, representam a diversidade e a riqueza do nosso país, enquanto a cidade mostra os desafios urbanos para a ecologia integral. A Cruz, no centro, lembra a espiritualidade que nos move neste tempo de Quaresma.
Além da reflexão, a Campanha da Fraternidade propõe um gesto concreto: a participação na Coleta Nacional da Solidariedade, que será realizada no Domingo de Ramos, em 13 de abril de 2025. As doações fortalecem projetos sociais em todo o Brasil, ligados à proteção da vida e ao cuidado da criação.
Em nossa escola, queremos viver intensamente esse chamado, promovendo momentos de oração, reflexão e ações concretas que despertem em nossas crianças e jovens o amor e o respeito pela criação de Deus. Que a Campanha da Fraternidade 2025 nos inspire a ser instrumentos de paz, justiça e cuidado com a nossa Casa Comum!
Oração da Campanha da Fraternidade 2025
Ó Deus, nosso Pai,
ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom!
O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra,
e hoje experimentamos suas consequências.Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos:
dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento
e da conversão de nossas atitudes.Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos:
cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça.
Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum,
na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu.
Amém!